Shigeru Miyamoto fala sobre guerra de consoles e IA generativa

DIGPLAY

9/28/2024

Shigeru Miyamoto, um dos maiores gênios de design de jogos da Nintendo e da indústria, deu diversas entrevistas para grandes portais recentemente, devido às vésperas da inauguração do Nintendo Museu.

Na entrevista dada para o jornal New York Times, Miyamoto toca no assunto sobre inteligência artificial no meio de uma fala sobre originalidade e criatividade.

Palavras de Miyamoto em tradução livre pelo autor do post:

“ Pode parecer que estamos indo na direção contrária só por ir, mas na verdade é para tentar descobrir o que torna a Nintendo especial. Fala-se muito sobre I.A., por exemplo. Quando isso acontece, todos começam a ir na mesma direção, mas é aí que a Nintendo prefere ir em uma direção diferente.”

Em uma recente entrevista para a Famitsu, Miyamoto fala sobre a esperança de que as pessoas não tentem colocar a Nintendo no meio de uma guerra de consoles sobre potência de hardware quando o sucessor do Nintendo Switch for revelado. Ele menciona isso após falar sobre o objetivo do Museu Nintendo, que é a preservação da história da Nintendo e exibir para as pessoas os motivos da empresa ainda ser extremamente relevante há mais de três gerações.

Palavras de Miyamoto em tradução livre pelo autor do post:

" (...) Eu espero que por meio disso, as pessoas vão entender e se abster de arrastar a Nintendo em competições como as chamadas "guerras de consoles", que focam em altas especificações de desempenho de hardware (risos). A Nintendo irá continuar a usar várias tecnologias disponíveis hoje para criar coisas de uma forma que seja única para a Nintendo. "

Continuando na entrevista com a Famitsu, Miyamoto diz que a Nintendo não se trata apenas de uma empresa de games ou de tecnologia de ponta, como muitos costumam falar, mas sim uma empresa que conduz pesquisas tecnológicas e as utiliza em seus produtos e que, olhando para o passado, Nintendo tem um histórico de esperar o momento perfeito para colocá-los no mercado para serem comercializados.